04/08/2025 15:04 | NOTÍCIAS
Iniciativa nacional liderada por cientistas brasileiros mapeia o DNA da população para promover avanços na medicina de precisão.
Em agosto, o Piauí passa a integrar uma das maiores iniciativas científicas em andamento no país: o Projeto gen-t do Brasil, que tem como objetivo mapear o genoma da população brasileira e construir o maior banco de dados genéticos da América Latina, com 200 mil participantes.
No estado, o projeto será desenvolvido por meio de uma parceria com o Grupo Med Imagem, referência em diagnóstico por imagem e serviços de saúde, que dará suporte logístico e técnico à realização da pesquisa, facilitando o recrutamento dos voluntários e garantindo toda a estrutura necessária para as coletas.
O Projeto gen-t do Brasil é liderado pela geneticista e professora Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), e visa preencher uma lacuna histórica: o baixo número de dados genéticos representativos da população brasileira na pesquisa científica mundial.
“A partir desses dados, vamos poder desenvolver uma medicina de precisão que funcione bem para o povo brasileiro, levando em conta a nossa mistura única de DNA indígena, europeu e africano”, afirma a cientista.
Piauí como polo de medicina de precisão
Segundo o dr. Felipe Scipião, gerente médico das unidades ambulatoriais e de Ensino e Pesquisa do Grupo Med Imagem, a inclusão do Piauí representa um marco para a saúde pública local. “A participação piauiense abre portas para a vanguarda da medicina de precisão, com diagnósticos mais rápidos, tratamentos personalizados e compreensão aprofundada das características genéticas da nossa população. É uma oportunidade de desenvolver políticas de saúde mais inteligentes, eficientes e humanas”, ressalta.
A unidade do Complexo Med Imagem, no centro de Teresina, será a base das operações no estado. A instituição está mobilizando profissionais e recursos em duas frentes principais:
• Logística de coleta e acondicionamento do material biológico, com treinamento de equipes e garantia da integridade das amostras;
• Campanha de conscientização e engajamento, com médicos atuando como multiplicadores da informação e um sistema de agendamento on-line e descomplicado através do site do Projeto gen-t do Brasil.
A coordenadora do Centro de Pesquisa Med Imagem, Maria do Carmo Martins, destaca que a participação no Projeto gen-t do Brasil acontece em um momento estratégico para a instituição.
“A Med Imagem está investindo na criação de um Centro de Pesquisa Clínica, com o objetivo de se tornar um polo de excelência em pesquisa médica e aperfeiçoar ainda mais a qualidade da assistência aos pacientes. Participar de uma iniciativa nacional como o Projeto gen-t do Brasil nos permite qualificar a equipe para a condução de estudos clínicos com alto padrão técnico e ético, além de fortalecer a integração entre assistência, ensino e inovação. É uma oportunidade concreta de avançar na promoção de uma saúde mais humanizada, com acesso a novos tratamentos e melhores práticas clínicas”, reforça.
Escolha estratégica de Teresina
A diretora de operações do Projeto gen-t do Brasil, Bárbara Godoy, destaca que a escolha de Teresina se deu por uma combinação estratégica: “A cidade representa uma região historicamente sub-representada em estudos genômicos. Encontramos na Med Imagem uma parceria sólida, com estrutura e engajamento técnico excepcionais, que viabilizam uma operação eficiente e alinhada ao propósito do projeto: democratizar o acesso à ciência”, afirma.
Como participar
No Piauí, o projeto começa a partir de 6 de agosto. Para participar é necessário ser brasileiro (a), ter 18 anos ou mais e saber ler e escrever. O primeiro passo para ser participante na pesquisa é acessar o site do Projeto gen-t do Brasil e agendar uma data para a coleta.
Para economizar tempo no dia agendado, acesse a área do participante através do link https://sou.gen-t.science/login, realize seu cadastro, leia o Termo de Consentimento inicial e responda ao questionário sobre sua saúde e os seus hábitos de vida.
O atendimento presencial acontece no Complexo Med Imagem, localizado na Rua Paissandu, 1894 – Centro (Sul), Teresina – PI, Ponto de Referência: entrada da Oncomédica.
Benefícios da pesquisa
Além do projeto fortalecer a ciência brasileira com uma medicina mais inclusiva e eficaz para todos, há benefícios diretos para os participantes. Os participantes receberão gratuitamente: