(86) 3131-1234

NOTíCIAS

Medplan lança cartilha sobre diabetes em linguagem popular

Dentro de sua proposta de incentivo à cultura, o Medplan lança o projeto de Literatura de Cordel e a Saúde. A primeira cartilha é sobre diabetes.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 26 de abril de 2007

?Todo poeta é versátil
estudioso e eclético.
Dominador das palavras,
Poeticamente sintético.
Nesta Cartilha eu explico: como sofre o diabético.

Quem tem diabetes sente
Mãos dormentes, vista escura,
Sente sede e sente fome,
A saúde com rasura,
Algumas complicações
A maioria tem cura?.

 

Com estes dois informativos versos, o poeta popular Pedro Costa inicia a Cartilha do Diabético, obra que está sendo lançada oficialmente nesta quinta-feira pelo Medplan dentro do projeto de apoio à cultura e de promoção da saúde.  O folheto traz em linguagem simples e acessível, orientações sobre como se prevenir e tratar doenças crônicas. O primeiro número fala sobre Diabetes.

O projeto do folheto está ligado ao Programa de saúde preventiva Mais Por Você, que acompanha portadores de Diabetes e também desenvolve atividades de prevenção da doença enfatizando educação e saúde.

A coordenadora do Mais Por Você, enfermeira Magda Coeli, ressalta a importância do trabalho em linguagem popular que trata de um problema de saúde pública de uma forma clara e direta. ?O trabalho tem um valor social de grande impacto, pois vai chegar às mãos da população através de uma linguagem simples para falar de um problema de saúde pública mundial e, assim, alertar a população sobre: o que é diabetes, suas manifestações e tratamento, bem como prevenir. Tudo de uma forma singular, despertando a população para uma consciência crítica sobre o assunto?.

?A idéia de fazer cartilhas sobre saúde surgiu da conversa com uma médica. Isso me despertou a curiosidade para fazer repentes. Além desse sobre diabetes já criei cordel abordando hipertensão e câncer de mama, e tenho idéia para outros?, conta o autor Pedro Costa, ressaltando a importância da adequação das informações com um profissional da área médica.

CLIQUE AQUI E VEJA A VERSÃO ON-LINE


Adriana Cláutenes Lemos
26.04.2007

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*